sexta-feira, 6 de abril de 2012

Por que o Inter de Lages está tão mal?




Internacional de Lages é um dos times mais antigos de Santa Catarina ainda em atividade. Ele está apenas na terceira divisão do futebol catarinense, mas ainda leva mais gente ao estádio que boa parte dos clubes que hoje disputam a elite do estadual – o que comprova que segue tendo o carinho da torcida, mesmo em uma divisão tão baixa. Se é tradicional em Santa Catarina e tem o respaldo da população da cidade, pergunta-se: por que o Inter está tão mal?

Um breve relato da vida colorada nos últimos anos mostra alguns indícios. Em 2004, após um período de inatividade, o Internacional tentava retornar, via segunda divisão, à elite do estadual. O esforço seguiu-se até 2008, quando o time foi rebaixado para a terceira divisão. Assombrosa não foi a queda em si, porque isso é do jogo, mas sim a sua causa: indignados com o não-pagamento de seus salários, os jogadores colorados, em protesto, não compareceram à última partida do time no campeonato. O Inter foi rebaixado, portanto, por um vexatório WO desencadeado pela falta de salários.

O time ficou fora das competições oficiais em 2009. A inatividade já era dolorosa por si só, mas o gris do abatimento ficou mais pungente porque naquele ano o Inter completou exatos 60 anos de vida. E houve ainda certo requinte de crueldade: no mesmo ano, a Chapecoense jogava no Maracanã na disputa do Brasileiro da Série D. Justo a Chapecoense, time de uma cidade do porte de Lages. O gramado do vizinho nunca foi tão mais verde.

É certo que houve também marcos positivos para o Inter nesses últimos anos. O clube lageano voltou a campo em 2010 para disputar a terceira divisão do estadual. Na partida de estreia do time pela obscura divisão de acesso do Catarinense (contra o não menos obscuro Oeste de Chapecó), havia no estádio Vidal Ramos Júnior, entre pagantes e não-pagantes, cerca de duas mil pessoas. Foi mais uma demonstração de carinho dos lageanos pelo clube.

O time não conseguiu o acesso à segundona em 2010 nem em 2011. No ano passado, a média de público do time nos jogos em casa foi ainda maior que a do ano anterior. Mas exclusivamente por causa do amor da torcida pelo time, e não por outra coisa. Em mais um episódio de desorganização, o Colorado Lageano chegou a perder pontos por colocar em campo dois atletas com inscrição irregular. Na sequência, os colorados ficaram ainda sem Vainer, principal reforço para a temporada, porque o clube perdeu o prazo de inscrição do atleta. Um deslize difícil de ser registrado mesmo nos campeonatos amadores da cidade.

VEJA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA NA COLUNA DO PATRICK CRUZ : http://www.futebolsc.com/coluna/2360/por-que-o-inter-de-lages-esta-tao-mal

Nenhum comentário:

Postar um comentário